Tesouro revelado - A colcha de crochê da Vovó

     
           Nos anos 70, início dos 80 colchas feitas de crochê eram muito usadas. Havia colchas de todo jeito, algumas,  verdadeiras obras de arte.
         Minha avó fez várias dessas para presentear, netas, noras, sobrinhas. Um perfeito presente de casamento, para arrumar o quarto da noiva com toda pompa possível. Sem contar  a superstição onde as solteiras ,ao visitar a casa da noiva, deveriam passar a mão na cama, para se casar também. 
        Hoje em dia acho que essas colchas nem são muito práticas, porque, embora sejam lindas,  são muito pesadas por serem feitas com linha de algodão e também  não são fáceis de lavar e cuidar ainda mais para quem mora em apartamento com varais minúsculos.
       Quando minha avó faleceu, deixou inacabada uma colcha  que seria presente para minha tia Lourdes. Não era um presente de casamento, mas minha avó queria que todas as mulheres da família tivessem sua colcha de crochê. Não deu tempo, e eu,  como herdeira das  agulhas de crochê da minha avó , terminei a colcha. Faltavam uns poucos quadrados e uma parte do acabamento. 
         A foto acima é do meu quarto, na época do meu casamento em 1995. Sua  qualidade não é das melhores porque tive que escanear, mas dá para ver como a colcha  fica linda  na cama.
        

        Há uns meses atrás pedi  emprestada a colcha da minha tia , fiz algumas fotos dos detalhes e compartilho com vocês. 
       


A colcha é toda feita em quadrados, com linha de algodão fina e pontos bem apertadinhos.


          Aproximando um pouco dá para perceber as emendas, costuradas à mão com agulha de costura.


          Nesta foto dá para ver o centro do quadrado.



         E nesta dá  para ver o quadrado que, depois de costurado aos outros formam um belo desenho.

        Aqui dá para ver o acabamento da colcha.





                   É ou não é um tesouro, um trabalho como esse?


Para saber mais :

A Colcha da Bisa  ( essa eu também finalizei) post aqui do Blog:

A Colcha do Gustavo ( essa foi feita por mim) :


Comentários

  1. This is a true treasure! You were so honored to receive it. Your grandmother was really amazing.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you so much. My grandmother were a special woman and it's a privilege and a pleasure to share her works with people around the world
      (Muito obrigado. Minha avó era uma mulher especial e é um privilégio e um prazer de compartilhar suas obras com as pessoas ao redor do mundo)

      Excluir
  2. Lovely! Thanks so much for posting at my Link Party. Hope to see you back again next week. Enjoy your day!
    Annemarie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Annemarie, I really like your blog and every week I put my link on your Link Party. There are many beautiful works every week. Thank you so much.
      (Annemarie, eu realmente gosto do seu blog e toda semana eu coloco o meu link . Há muitas trabalhos lindos a cada semana. Muito obrigado

      Excluir

Postar um comentário