BULLET JOURNAL, PLANNERS, AGENDAS, CALENDÁRIOS E AFINS




          Nos dias atuais parece que quase todo mundo precisa de um dia com 26, 28, 30 horas. Todas as tarefas parecem não caber na agenda. Casa, trabalho, filho, estudo, diversão.... Sem contar que tudo isso é mostrado em redes sociais. Resumindo falta tempo, falta organização e viramos escravos da agenda lotada.

         Meu foco aqui não é falar sobre organização, planners, materiais de papelaria e todas essas coisas que estão muito na moda hoje.

          Vou apenas dividir com você algumas coisas que faço para organizar minhas rotinas, porque afinal, meu dia, minha vida tem que render e eu tenho muitos projetos para colocar em prática.

          Há uns dois anos atrás, por causa de um tratamento de saúde, comecei a usar um sistema de organização chamado Bullet Journal (ou diário de tópicos). Na época eu tinha muitas consultas, exames, acompanhamentos e não podia confiar apenas na memória para tantos compromissos. O que eu achei bom nesse sistema foi a possibilidade de usando um caderno qualquer e uma caneta, poder organizar a vida de acordo com a sua necessidade. Custo baixo, liberdade para colocar as minhas prioridades e, como professora que sou, usar lápis caderno, porque eu sempre gostei de livros, cadernos e materiais de papelaria.

           Pois bem !  Bullet Journal (ou diário de tópicos) virou moda, mania, muita gente faz, e o que era simples virou quase uma competição pelo desenho mais bonito, bela caneta mais sofisticada, pelo caderno mais estiloso. E assim, as pessoas colocaram mais um item na sua agenda... ter um Planner, Agenda, Bullet Journal mais lindo do mundo para fazer sucesso nas redes sociais. Enfim... cada um com suas prioridades.

         Na verdade, o que acho válido é que qualquer pessoa pare para pensar em todas as atividades que tem a fazer e pensar em como fazer tudo de forma minimamente organizada, para fugir do caos que a desorganização provoca, não importa se você é estudante, dona de casa, mãe/pai, trabalha período integral ou não. Tudo fica mais fácil quando a gente se organiza, até para lidar com o que não está na nosso plano, mas que vai aparecer, já que surpresas (boas ou nem tanto) acontecem, essa é a graça da vida.

Esse é meu Bullet Journal - Duas páginas dão conta da semana inteira


           Estou com muitos planos  para o blog, em breve teremos muitas novidades por aqui. Por hora estou no estudo e planejamento (que maravilha é ter um objetivo para se alcançar e trabalhar para chegar nele!)

          Tenho usado o Bullet Journal (ou diário de tópicos) para isso. Várias amigas também usam esse sistema, cada uma do seu jeito. Colocar no papel os planos da vida faz com que eles pareçam mais próximos e fáceis de atingir... eu  acho (registro escrito é compromisso!)

       Como estamos no final de abril (tempo voa !)  já estou aqui pensando no próximo mês, rabiscando meus planos para maio.

           Então pensei: vou dividir com quem me acompanha um calendário para o mês de maio. Eu fiz esse calendário como uma experiência de produção de materiais para imprimir ( as crocheteiras me aguardem porque tenho várias  ideias fervilhando na cabeça) .

         Estou aprendendo novidades com outra coisa que gosto bastante além do crochê: a internet e suas infinitas possibilidades. Este calendário é uma delas.

          Você pode baixar, imprimir e colocar seus planos para o mês. Espero que ajude na sua jornada! Faça o teste! E depois me conte como foi!

   

Bom mês de maio ! Tenha ótimos dias!

Marcia Cristina




P.S. Se quiser saber mais sobre o Bullet Journal este é o SITE do idealizador do sistema. Está em inglês, mas o vídeo de apresentação é muito didático.







Comentários